segunda-feira, 3 de maio de 2010

Nosso papel como mãe também é educar


Como mãe cuidamos, protegemos do frio, conduzimos a escola e muitas outras coisas, mas é bom lembrarmos também que temos que ter como nossa função sermos cuidadoras e abençoadoras. Isso não diz respeito somente ao físico, mas também inclui a vida espiritual.
Como mães somos abençoadoras, liberamos palavras de bençãos, e EDUCAR NOSSOS FILHOS faz com que as bençãos se estabeleçam sobre suas vidas.

Qual tem sido sua posição como autoridade espiritual sobre seus filhos?Qual respeito tem imbutido no caráter deles?

Algumas mães preferem defendê-los sempre, mesmo quando estão errados, fazem isso perante os professores, a família, os amigos, os vizinhos e até mesmo a polícia.As vezes nem consegue acreditar que o seu filho seja capaz de fazer algo errado.Assim o filho não aprende a obedecer as regras da família ou mesmo a lei, desde cedo não terá limites que o proibam de transgredi-las no futuro.A situação pode escapar ao controle afinal no início são pequenas desobediências, mas no futuro... Não podemos permitir esse erro, temos que estar dispostos a corrigí-los e até puni-los quando estiverem errados, não devemos defender os erros, lembre-se que todo o pecado provoca uma consequência. Confronte seu filho com a verdade, estabeleça limites.

Corrigir e disciplinar um filho é uma forma de lhe dar sabedoria, ao ser corrigido ele aprende o que é certo.Além disso espiritualmente essas atitudes são atos de fé que trarão benefícios não apenas para a própria criança mas para toda a família e principalmente alegrarão o coração de Deus.

Não podemos esperar nossos filhos crescerem para começarmos este processo, é nossa responsabilidade orientá-los espiritualmente já.

Existem muitas mães que cuidam da educação e da saúde do filho mas não dão a ele o mais importante; a oportunidade de receber vida eterna em Cristo.Já imaginou as consequências disso? Não permita que isso aconteça com você jamais.

A falta de disciplina pode fazer com que os pais percam o controle sobre seus filhos e no futuro eles poderão se tornar rebeldes e desorientados. Aqueles que não aprendem a obedecer e respeitar aos seus pais também não aprenderão a amar e obedecer ao Senhor e muito menos aos seus profetas. Desprezarão a Deus, aos pastores, líderes, chefes, autoridade em geral, assim com desprezaram seus pais. Então corrija seu filho enquanto há tempo (Pv. 13, 24 e Pv. 10, 5).

Como mães temos obrigação de ensiná-los a respeitar limites. As vezes falarmos de limites faz com que imaginemos ser algo imposto para nos privar de nossas vontades e desejos, mas limites indicam até onde podemos ir como se houvessem muros a nossa volta, estes muros simbolizam PROTEÇÃO e não privação, ela nos garante um espaço só nosso. Deus também nos dá limites quando saímos do que ele estabeleceu pra nós, ficamos expostos a toda investida do diabo e corremos sérios perigos a todo instante. Quem não sabe viver com limites sempre encontrará com o adversário do outro lado do muro pois acaba saindo da área de proteção, vai deparar com sofrimentos que Deus não tinha para ele.

Você tem ensinado ao seu filho sobre limites?Tem dito a ele: não grite com as pessoas, afinal nem todos compreenderão; não jogue sua frustrações em cima dos outros, nem todos terão misericórdia de você; nem todos aceitarão seus "chiliques" como seus pais.

É fundamental que façamos nosso papel como mães, se educarmos agora poderemos colher frutos maravilhosos durante toda a vida afinal, EDUCAR NOSSOS FILHOS faz com que as bençãos se estabeleçam sobre suas vidas.



{ Palavra da Bpa. Alda Sardinha, do Boletim Informativo da CEMI Aliança da Paz}



Nenhum comentário:

Postar um comentário